O que é Melasma?

Olá amores, hoje eu venho falar de um assunto que apesar de pessoal é algo  que tem atingido um número muito grande de mulheres, eu sou uma delas, descobri o melasma a alguns anos atrás, até então, busco tratamentos para conter o não agravamento do problema. E o que é o Melasma? é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre 20 e 50 anos,e nas morenas, orientais e negras pois elas teem maior predisposição a esta mancha – não que pessoas branquinhas não possam desenvolvê-las, mas é raro, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de Cloasma Gravídico.

Conversando com a minha Dermato Drª Priscila Rocha a mesma explicou que não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que os principais fatores são:

  • Exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão.

  • Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide

  • Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.

Os tratamentos para melasma variam, mas o principal deles é usar protetor solar com fator de proteção (FPS) de no mínimo 30 para se proteger contra os raios UVA e UVB e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais. O protetor ajuda a estabilizar os benefícios do tratamento.

Para ajudar na remoção das manchas podem ser utilizados cremes clareadores a base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias, e, os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer. constante/contínuo.

Ainda é possível que o paciente e o dermatologista optem por tratar a doença com o uso do peeling, tratamento a laser e microagulhamento que pode clarear a pele de forma gradual e muitas vezes, mais rapidamente que os cremes, mais vale salientar que é importante consultar o seu dermatologista, só ele poderá dizer qual é a forma mais adequada de tratamento, pois, cada caso é um caso.

tratamento-melasma

Melasma na Epiderme

melasma

Melasma no rosto

Melasma-tratamento-com-peeling-Laser-roller-sao-paulo-osasco-alphaville

MELASMA-300x200

Na parte superior da testa

Então meninas, fiquem atentas; qualquer sintoma de aparecimento de manchas na pele, procure rapidamente um Dermatologista porque o Melasma não tem cura, mais tem controle e ausência deste pode agravar o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *